VALE A PENA SABER.






Quem foi Monteiro Lobato?


José Bento Monteiro Lobato estreou no mundo das letras com pequenos contos para os jornais estudantis dos colégios Kennedy e Paulista, que freqüentou em Taubaté, cidade do Vale do Paraíba onde nasceu, em 18 de abril de 1882.
Monteiro Lobato jamais escondeu sua paixão pela pintura e gostaria de ter cursado uma escola de Belas Artes. Por imposição do avô, seu tutor após a morte dos pais, acabou entrando para a Faculdade de Direito. Desistiu das artes plásticas e se fez escritor.
Entre outras coisas escreveu para crianças histórias da Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, boneca Emília, Visconde de Sabugosa e a assustadora Cuca.








sitio do pica pau amarelo




“Emília foi feita por tia Nastácia, com olhos de retrós preto e sobrancelhas tão lá em cima que é ver uma bruxa. Apesar disso Narizinho gosta muito dela; não almoça nem janta sem a ter ao lado, nem se deita sem primeiro acomodá-la numa redinha entre dois pés de cadeira”. (Apresentação da personagem no quarto parágrafo do livro Reinações de Narizinho).
Emília era muda até engolir uma pílula falante dada pelo doutor Caramujo. “Emília engoliu a pílula, muito bem engolida, e começou a falar no mesmo instante. A primeira coisa que disse foi: ‘Estou com um horrível gosto de sapo na boca!’ E falou, falou, falou mais de uma hora sem parar. Falou tanto que Narizinho, atordoada, disse ao doutor que era melhor fazê-la vomitar aquela pílula.


Dona Benta



“Numa casinha branca, lá no Sítio do Picapau Amarelo, mora uma velha de mais de sessenta anos. Chama-se Dona Benta. Quem passa pela estrada e a vê na varanda, de cestinha de costura ao colo e óculos de ourona ponta do nariz, segue seu caminho pensando: - Que tristeza viver assim tão sozinha neste deserto...” (Apresentação da personagem no primeiro parágrafo do livro Reinações de Narizinho).
Engana-se quem pensa isso. “Dona Benta é a mais feliz das vovós”. No início, pensava que as aventuras contadas por seus netos eram pura imaginação de criança, mas acabou descobrindo um mundo maravilhoso onde tudo pode acontecer


Visconde de Sabugosa



Criado pelas mãos de tia Nastácia, o Visconde de Sabugosa é um sábio. Nasceu de um sabugo de milho e, devido a sua constituição física, morre de medo de passar perto do galinheiro. Uma vez pegou bolor e chegou até a morrer, mas Emília guardou o sabugo e tia Nastácia fez outro.
Vive sendo escravizado por Emília, que não respeita sua sapiência, fidelidade e nobreza.

Tia Nastácia


Tia Nastácia, a quituteira do Sítio, vive se benzendo: “Credo! O mundo está perdido!” “Tia Nastácia é o povo. Tudo que o povo sabe e vai contando de um pra outro ela deve saber”. Um dia Pedrinho teve o “plano de espremer tia Nastácia para tirar o leite do folclore que há nela”. E já não bastavam todos os quitutes? Credo

Narizinho


“Dona Benta é a mais feliz das vovós, porque vive em companhia da mais encantadora das netas - Lúcia, a menina do Narizinho arrebitado, ou Narizinho como todos dizem. Narizinho tem sete anos, é morena como jambo, gosta muito de pipoca e já sabe fazer uns bolinhos de polvilho bem gostosos”. (Apresentação da personagem no terceiro parágrafo do livro Reinações de Narizinho) Narizinho é uma menina muito inteligente e meiga. Encanta a todos por onde passa, desde a Grécia antiga até o Reino das Águas Claras.

Pedrinho


Filho de Tonica e neto de Dona Benta, Pedrinho é criado na cidade e passa suas férias no Sítio. “Pedrinho não podia compreender férias passadas em outro lugar que não fosse no Sítio do Picapau Amarelo”. Corajoso, não tem medo de onça. Tinha de saci, mas com as dicas de tio Barnabé, caçou um e acabou ficando seu amigo. Junto com a prima Narizinho, planeja as grandes aventuras pelo mundo das maravilhas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DINAMICA CAIXA DE CHOCOLATE

PROJETO: MÚSICA SOM E MOVIMENTO