Postagens

Mostrando postagens de junho, 2009

PROJETO CANTIGAS E BRINCADEIRAS ANTIGAS

Imagem
PROJETO CANTIGAS DE RODA E BRINCADEIRAS ANTIGAS. Tema: Justificativa: Cantar é maravilhoso! "Quem canta seus males espanta". Todos gostam de brincadeiras. Essas cantigas são muito importantes, pois pertencem à tradição oral e são transmitidas de geração a geração. Entre na roda, na ciranda da brincadeira e divirta-se com a sua turma. Será super legal! Objetivos: Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem. Proporcionar a leitura das canções. Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda. Resgatar as brincadeiras mais antigas. Metodologia: Recuperar com os pais, avós, amigos, vizinhos e em livros, cantigas de roda e as brindadeiras. Trabalhar com o grupo de alunos as cantigas e as brincadeiras. Analisar as cantigas de roda Criar e inventar outras cantigas de roda e outras brincadeiras. Produção Final: Apresentação dos trabalhos e um musical. Duração prevista 45 dias. O que pode ser trabalhado com este projeto? Língua Portuguesa Artes Estudos Soci

CAIXA HIGIENE BUCAL

Imagem
MODELOS DE CAIXA DE MADEIRA PARA QUARDAR AS ESCOVAS DE DENTE DAS CRIANÇAS. ESCREVER O NOME DE CADA CRIANÇA COM UMA FITA DENTRO O ENFEITE É DE EVA

mensagem

"A gente pode morar numa casa mais ou menos numa rua mais ou menos numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos. A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro. A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos. Tudo bem. O que a gente NÃO PODE mesmo, NUNCA, de JEITO NENHUM, é AMAR mais ou menos, é SONHAR mais ou menos, é ser AMIGO mais ou menos, é NAMORAR mais ou menos, é TER FÉ mais ou menos, e ACREDITAR mais ou menos. Senão, a gente corre o risco de se tornar... UMA PESSOA MAIS OU MENOS. Chico Xavier

PROJETO DE FÉRIAS

Imagem
PROJETO TA NA HORA DE BRINCAR Tema: PROJETO TA NA HORA DE BRINCAR Justificativa: Muitas crianças entram de férias, mas muita não tem como. E foi pensando nessas crianças que desenvolvi esse projeto. Objetivos: Brincar Buscar maior interação Desenvolver a criatividade Proporcionar atividades prazerosas. Metodologia: Filmes Brincadeiras diversas Interação Pinturas Imaginação Duração prevista 8 dias. O que pode ser trabalhado com este projeto? Língua Portuguesa Artes Estudos Sociais Educação física Atividades Elaborar atividades coletivas com os alunos a partir de muitas brincadeiras Dançar e cantar diversas musicas Brincar , brincar muito. Brincando a criança descobre o mundo, aprende se desenvolve. Os tipos de brincadeira e a forma de brincar se modificam de acordo com a etapa de desenvolvimento que a criança apresenta. A brincadeira auxilia no desenvolvimento global da criança. A criança exercita e organiza o pensamento, a noção de individualidade, a linguagem, a necessidade de perseve

MUITAS MUSICAS

Imagem
NAVEGANDO ACHEI ESSE BLOG SÓ DE MÚSICA VALE A PENA ENTRAR http://garcianeto.blogspot.com/

QUADRILHA DE SÃO JOÃO

Imagem
Quadrilha... · Caminho da festa: os pares seguem atrás dos noivos, ini­ciando a dança e parando em determinado momento no centro terreiro.Anariê (do francês en arrière, para trás): as damas e os cavalheiros se separam (4 metros, aproximadamente), formando duas colunas. · Os cavalheiros cumprimentam as damas: eles se aproximam das damas, cumprimentando-as. Flexionam o tronco, mantendo a cabeça erguida, e voltam a seus lugares, caminhando de costas. · As damas cumprimentam os cavalheiros: elas repetem a evolução dos cavalheiros.Saudação geral: tanto as damas como os cavalheiros andam para a frente e, quando se encontram, cumprimentam-se. · “Balancê” e “tur” (balanceio e giro): damas e cavalheiros fazem o passo no lugar, balançando os braços naturalmente, e giram dançando juntos. · Grande passeio: as damas colocam-se à direita dos cavalheiros e os dois dão-se os braços. Do lado de fora o outro braço continua balanceando ao longo do corpo. Formam um círculo e seguem dançando. Quando o marc
Imagem
ESSE SITE QUE EU ACHEI É MARAVILHOSO VCS VÃO ACHAR MUITAS COISAS SOBRE A FESTA DE SÃO JOÃO VALE A PENA CLICAR E CONFERIR. http://br.geocities.com/cleiamaria/matutada.html

DIA DOS NAMORADOS

Imagem
DIA DOS NAMORADOS O dia dos namorados é uma data especial. Seu surgimento foi em homenagem aos deuses Juno e Lupercus, conhecidos como os protetores dos casais. No dia 15 de fevereiro, faziam uma festa a estes, agradecendo a fertilidade da terra, os rapazes colocavam nomes de moças em papeizinhos para serem sorteados. O papel retirado seria o nome de sua esposa. Como muitos casais apaixonados eram impedidos por suas famílias de casarem-se, um padre de nome Valentino passou a realizar matrimônios às escondidas, quando os casais fugiam, para que não ficassem sem receber as bênçãos de Deus. Com isso, o dia 14 de fevereiro passou a ser considerado o dia de São Valentin (Valentine’s Day), em homenagem ao padre, sendo comemorado nos Estados Unidos e na Europa como o dia dos namorados. A divulgação da data no Brasil foi feita pelo empresário João Dória, que havia chegado do exterior. Representantes do com

CURIOSIDADES DA FESTA JUNINA

Imagem
CURIOSIDADES FESTA JUNINA • A fogueira é acesa pontualmente às 18h, que é o horário da Ave Maria. • Durante as festas juninas são realizados pequenos rituais (simpatias) destinados aos santos para que estes ajudem a realizar o pedido de cada um. • As principais e tradicionais músicas tocadas durantes as festas são as músicas do “rei do baião” Luiz Gonzaga. • A maior fogueira de festas juninas brasileiras está no município de São Paulo chamado Pirapozinho. • A maioria das comidas servidas nas barraquinhas das festas são à base de milho em homenagem aos índios. • Depois do carnaval, as festas juninas são as principais festas brasileiras. • A maior festa de São João do mundo é realizada na cidade de Campina Grande (Paraíba). • O nordeste brasileiro é a região que mais festeja São João.

SIMBOLOS DA FESTA JUNINA

Imagem
Símbolos da Festa Junina • Quadrilha: É uma dança francesa que se popularizou e se incorporou nas festas juninas. • Pau-de-sebo: É um mastro de cinco metros coberto com sebo com um prêmio na ponta. Vence quem escalar o mastro e pegar o prêmio. • Fogos de artifício: Serve para acordar São João e para espantar os maus espíritos. • Fogueira: Serve para proteger contra os maus espíritos, para purificação do local e para homenagear e agradecer os santos. • Casamento Caipira: Feito por causa da noiva que engravidou antes do casamento e seus pais obrigam o noivo a se casar. • Mastro: Simboliza o desejo da fertilidade. Para isso, deve ser lançado junto ao mastro cabelos, unhas e sementes como manifestação do desejo. SITE: http://www.brasilescola.com
Imagem
ORIGEM DA FESTA JUNINA A celebração da Festa Junina surgiu em conseqüência do solstício de verão na Europa, norte da África e Oriente Médio, período em que os povos celtas, bretões, sardenhos, bascos, persas, egípcios, sírios e sumérios realizavam rituais de fertilidade para favorecer o crescimento da vegetação e a fartura das colheitas. Apesar das celebrações serem consideradas pagãs, a Igreja Católica não poderia apagá-las da história dos povos, com isso, foram adaptadas às comemorações da festa de São João, que se originou no dia 24 de junho, dia do solstício. Os dias de São João, Santo Antônio e São Pedro, são no mês de junho, por isso, as comemorações que ocorrem durante todo o mês foram denominadas de “Festa Joanina”, especialmente em homenagem a São João. Segundo alguns historiadores, o nome joanina teve origem nos países europeus católicos no século IV. Quando veio para o Brasil foi modificado para junina. A tradição de comemorar a Festa de São João foi trazida pelos portuguese

SIMPATIAS DE SÃO JOÃO

Imagem
SIMPATIA DE SÃO JOÃO Proteção e Alegria: Encha uma bacia com água e adicione cravo, alecrim e manjericão. Deixe descansar. No dia de São João jogue a mistura do pescoço para baixo e peça proteção e alegria. Enxugue levemente. Conhecer seu amor: No dia de São Pedro, junte um pouco da comida servida no almoço e no jantar. Antes de dormir, prepare a mesa com uma toalha branca, o prato com a comida e os talheres e vá dormir. Em sonhos você conhecerá seu amor. Arranjar namorado: Pegue uma fita branca e uma vermelha e amarre em Santo Antônio. Enquanto dá os nós faça o pedido. Reze um pai nosso e coloque o santo de cabeça para baixo pendurado sob a cama. Só retire o santo quando alcançar a graça. Decidir com quem namorar: Na noite de São João, escreva o nome dos pretendentes em pequenos pedaços de papel e enrole. Jogue dentro de uma bacia com água. O que primeiro desenrolar será seu futuro namorado. Quem morre primeiro: Da fogueira de São João retire dois pedaços de carvão e jogue numa bacia
RECEITA PARA FESTA JUNINA Pamonha de milho verde 24 espigas de milho verde Açúcar a gosto Leite o quanto baste Tire as palhas das espigas, reservando as que estiverem mais perfeitas; faça com elas saquinhos, costurados na máquina. Rale todas as espigas dentro de uma vasilha funda, molhe com um pouco de leite quente (o suficiente para formar um caldo grosso) e adoce a gosto. Encha os saquinhos com a massa, amarre as bocas e vá deitando-os em uma panela com água fervente. Quando a palha ficar amarela, as pamonhas estão cozidas. Retire-as da água e leve-as a escorrer numa peneira. Sirva frias, sem tirá-las dos saquinhos (*) Trecho retirado do site Jangada brasil . Cuscuz 1 coco ralado 1 xícara (chá) de leite 1 xícara (chá) de tapioca Um pouco de erva-doce Açúcar a gosto Uma pitada de sal Misturar duas colheres de coco com o leite e esquentar. Reservar. Misturar o coco, a tapioca lavada, o açúcar, o sal e a erva-doce. Pôr numa cuscuzeira. Ferver por quinze minutos. Retirar e virar num prat
Imagem
Projeto Festa Junina Justificativa: Resgate Social, o qual procura exercer a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, em benefício e melhoria de vida. Este projeto está dividido em quatro etapas: atividades em sala relacionadas à data, gincana, festa junina e festa junina solidária. As duas primeiras etapas vão acontecendo ao mesmo tempo Objetivos: •Conhecer as características das festas junina •Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo; •Promover interesse e participação na gincana e na festa junina; •Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos; •Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo; •Promover uma festa junina para uma creche; Etapas do desenvolvimento: Atividades em sala de aula Os professores de todas as disciplinas participarão do projeto desenvolvendo atividades em sala relacionadas com a data que estamos