Tema: Leitura e interpretação

Objetivos: - Interpretar as escritas dos nomes dos colegas de turma;
- Identificar a escrita do próprio nome, bem como, de palavras;

- Interpreta textos oralmente.

Conteúdos: Língua Portuguesa: gramática e oralidade.

Artes: desenho

Metodologia:

-Em uma roda no chão, colocar no centro crachás com o nome de cada criança virado para baixo.
A criança chamada deverá virar um crachá, ler o nome e entregar para o colega;
- Dividir a turma em grupos de 4 e com o alfabeto móvel cada criança de verá montar seu nome e palavras sugeridas, retiradas do texto que será trabalhado com eles. A última palavra sugerida deverá ser FOCA, para que se possa rapidamente conversar sobre o animal e introduzir a música;
- Ouvir a música “A Foca” da Arca de Noé com o aparelho de CD;
- Apresentar um cartaz com a letra da música para incentivá-los e ensiná-los a cantar, trabalhando a oralidade;
- Brincadeira da batata quente: enquanto a música toca, as crianças vão passando um saco com palavras retiradas do texto, quando parar a música a criança deve retirar uma palavra do saco e ler em voz alta;
- Trabalhar interpretação textual oral com registro coletivo escrito;
- Escolher algumas palavras retiradas o texto para serem escritas no dicionário com seu respectivo desenho;
- Como atividade final, propor as crianças que façam o desenho da música para o livro de música.

Recursos:
- Crachás com o nome das crianças;
- Alfabeto móvel;
- CD Arca de Noé;
- Cartaz com a letra da música;
- Aparelho de som;
- Saco de pano para a brincadeira da batata-quente;
- Dicionário;
- Letra da música digitada em papel A4.
Avaliação:
Durante todas as atividades, será observada a leitura e escrita das crianças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DINAMICA CAIXA DE CHOCOLATE

PROJETO: MÚSICA SOM E MOVIMENTO