DIA DO INDIO
PROJETO: Dia da Indio
PROJETO -
DIA DO ÍNDIO
Objetivos:
- Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
- Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
- Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa
vida;
- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a
cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural;
- A partir de o tema gerador desenvolver atividades nas
diferentes Áreas de Estudo.
- Conhecer e Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural
brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações,
posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais,
de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características
individuais e sociais.
PLANEJAMENTO:
Propostas de Atividades que trabalharão os temas transversais:
Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Cidadania.
Sensibilização
- Propor aos alunos que pesquisem e levem para sala de aula
recortes de fotos de pessoas que possam parecer descendentes indígenas. Com
todas as fotos em mãos, o professor em círculo analisará juntamente com os
alunos cada foto. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião.
Em um segundo momento listar em um cartaz os conhecimentos que
os alunos já tem sobre o assunto ( Conhecimentos Prévios ).
- Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir
registrando em um cartaz. Logo em seguida, em um outro cartaz, listar as
dúvidas provisórias dos alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o
tema e ainda não sabem, novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas
dúvidas.
Por último, propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos
e desenhos.
Propostas de Atividades de Integração das
Áreas de Estudo:
GEOGRAFIA:
- Localizar em Mapa ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas;
- Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o
modo de vida dos índios que ainda habitam a floresta amazônica
HISTÓRIA:
- Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;
- Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;
- Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação
Brasileira
LÍNGUA PORTUGUESA:
- Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus
significados;
- Produzir, utilizando diferentes formas de expressão, textos
individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto;
- Orientar os alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada
descoberta realizada;
- Ler histórias originalmente indígenas ou que tratem do
indígena e seus valores;
- Organizar um dicionário ilustrado com as palavras indígenas.
ARTES:
- Observar manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
- Observar manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
- Observar ilustrações de artistas do tempo do Brasil
– Colônia que retrataram o indígena e suas manifestações
culturais;
- Vivenciar através de músicas sobre o tema um pouco da cultura
indígena – cantando e dramatizando;
- Vivenciar através de atividades artísticas manuais e plásticas
um pouco da cultura indígena, criando objetos e instrumentos musicais.
Formulação de Problemas:
- Questionar em
classe:
- Ainda existe preconceito com os índios?
- O que as crianças sabem, pensam e acham sobre isso?
- O que podem e o querem fazer para ajudar a mudar o quadro dos
preconceitos e discriminação?
- A culinária indígena é usada na cozinha brasileira? Como?
- Ainda são encontrados locais de agrupamentos e reservas
indígenas?
- Quais são essas tribos? Como vivem? Como se mantêm? Quais os
seus atuais costumes?
- Quais são as palavras e costumes de origem indígena?
- Há influência dos índios na Língua Brasileira?
- Há influência dos índios no artesanato?
- Há influência dos índios na medicina caseira? E nos adornos
pessoais?
Sandra eu tive o prazer de trabalhar ao teu lado, e de puder conhecer uma profissional do teu gabarito, quero deixar aqui a minha admiração pelo teu trabalho e pela a tua dedicação com as pessoas em geral.
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